Até 28 de fevereiro está aberta a enquete para a escolha do nome dos novos mascotes da Guarda Civil de Contagem. A ideia é que a sociedade participe da decisão, contribuindo para a criação de uma identidade coletiva entre os cidadãos e a instituição.
A enquete está disponível no aplicativo Instagram oficial da GCC (https://www.instagram.com/guardacontagem), podendo também ser acessada por meio do link https://forms.office.com/r/XFiCMqmsRs.
De acordo com a gerente de Proteção Escolar da Guarda Civil, Renata Nunes, o projeto criativo propiciará aos agentes da guarda uma aproximação maior com a comunidade, por meio da linguagem lúdica e pedagógica. “A Guarda Civil é comunitária e faz parte desse contexto. Prezamos muito por essa aproximação e diálogo”, completou Renata.
Ainda segundo a gerente, os nomes foram idealizados com a proposta de que cada um pudesse carregar um significado único, educativo, histórico e institucional. Serão seis opções para escolha, sendo três para o guarda mascote e outras três para a guarda. Cida, remetendo ao conceito de cidadania; Edu, fazendo relação com educação; Gentil, que é um patrimônio histórico da cidade, além de ser sinônimo de gentileza; e Marinho, que remete ao uniforme azul marinho da instituição são algumas alternativas. Duda e Marina, pensados para combinação de nomes com os pares masculinos, Edu e Marinho são outras duas opções.
Os mascotes da Guarda Civil estarão presentes em atividades, principalmente, com crianças e adolescentes, em eventos infantis e juvenis, nas escolas municipais e, também, nas ações realizadas pela Guarda Civil em outros segmentos da administração pública.
Ações
Nos últimos anos, a Guarda Civil intensificou os esforços nas ações que dizem respeito à proteção escolar. Além dos trabalhos preventivos, outros projetos foram criados para garantir maior segurança pedagógica, cultural e social para estudantes do município, especialmente aqueles inseridos em áreas de maior carência.